Os miseráveis e as lutas sociais no Brasil: repressão e resistência

  • Veralúcia Pinheiro Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Democracia espetacular, pobreza, moradia

Resumo

Buscamos, neste artigo, analisar a condição da classe trabalhadora no capitalismo. Para isso, partimos da situação de moradia dos trabalhadores na Inglaterra do século XIX, descrita por F. Engels, na obra A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Abordamos o cortiço, conhecido na literatura por cabeça de porco, moradia dos pobres no Rio de Janeiro, do mesmo século, para mostrar a semelhança com que a burguesia sempre tratou os trabalhadores em qualquer lugar do mundo. Para discutir a contemporaneidade, optamos por discutir a representação na mídia, da luta dos trabalhadores pela moradia e os confrontos dela decorrentes, ressaltando o papel das imagens numa sociedade que transforma tudo em mercadoria e, de forma espetacular, substitui a liberdade real por uma democracia espetacular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Veralúcia Pinheiro, Universidade Estadual de Goiás
Doutora em Educação pela Unicamp, professora da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas.
Publicado
2012-01-09
Como Citar
Pinheiro, V. (2012). Os miseráveis e as lutas sociais no Brasil: repressão e resistência. Revista Espaço Acadêmico, 11(131), 101-108. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14172