Reflexões sobre a história da moda
Resumo
Desde as primeiras décadas do século XX a historiografia vem experimentando a diversificação de suas temáticas e metodologias de estudo. Uma das dimensões instigantes deste cenário consiste na construção, pelo historiador, de problemas de pesquisa que se definem a partir do entrecruzamento de interesses e campos distintos. É o caso dos estudos dedicados à moda, ou, como se pode dizer também, das práticas do vestuário. Neles, em grande medida, é possível observar o interesse dos historiadores em questões os levam a problematizar a corporalidade, as sensibilidades, as dinâmicas econômicas de cada circunstância histórica, práticas de sociabilidade etc. O objetivo deste artigo é reunir algumas considerações acerca de tal cenário, inclusive registrando o papel de uma obra seminal no campo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.