A educação entre o mito, a ciência e a arte
Resumo
Este artigo deseja ser ensaio em defesa de um modelo de educação pautado na compreensão da integridade da condição humana. Em vez de ser espaço no qual se dá o aparelhamento defensivo da opressão, ou o aprisionamento da condição humana, ou, até, a mera reprodução social, a Escola deve ser ethos da experiência integral do ser humano, com beleza e eticidade, como bem defende o educador Paulo Freire. Neste sentido, o artigo aborda a experiência primordial humana, o mythos, e a exige, esteticamente apresentada, numa proposta pedagógica que deseje ser humanizadora.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.