A educação entre o mito, a ciência e a arte

  • Francisco Josivan Souza PUC-SP
Palavras-chave: Mito – Arte – Currículo – Modernidade.

Resumo

Este artigo deseja ser ensaio em defesa de um modelo de educação pautado na compreensão da integridade da condição humana. Em vez de ser espaço no qual se dá o aparelhamento defensivo da opressão, ou o aprisionamento da condição humana, ou, até, a mera reprodução social, a Escola deve ser ethos da experiência integral do ser humano, com beleza e eticidade, como bem defende o educador Paulo Freire. Neste sentido, o artigo aborda a experiência primordial humana, o mythos, e a exige, esteticamente apresentada, numa proposta pedagógica que deseje ser humanizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Josivan Souza, PUC-SP
Poeta e educador. Bachareal em Ciências da Religião pelas Faculdades Claretianas;  Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP e doutorando em Educação: Currículo (PUCSP).
Publicado
2012-03-13
Como Citar
Souza, F. J. (2012). A educação entre o mito, a ciência e a arte. Revista Espaço Acadêmico, 12(133), 88-95. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14314