O professor e a educação: entre o prazer, o sofrimento e o adoecimento

  • Flávia Gonçalves da Silva UFVJM
Palavras-chave: sofrimento, adoecimento, professor

Resumo

O objetivo desse estudo foi investigar a atividade ocupacional geradora de sofrimento e adoecimento a partir de quatro professores da rede pública do município de São Paulo, atuantes no nível dois da educação fundamental. O estudo da atividade profissional, especificamente a sua estrutura, as condições encontradas pelos docentes para executá-la, a relação desta com o desenvolvimento psicológico dos professores (se esta era a principal forma desses profissionais se relacionarem com a realidade – a atividade principal) e os tipos e mecanismos de alienação existentes no e para o indivíduo, nortearam essa pesquisa, orientada pelos fundamentados teórico-metodológicos do marxismo e da psicologia sócio-histórica. A investigação revelou que as condições inadequadas e alienadoras encontradas pelos professores para executar sua atividade estavam ocasionando adoecimentos relacionados, principalmente, com as emoções e sentimentos desses profissionais (stress, labirintite, depressão) gerando também outras doenças, como foi o caso de dois professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Gonçalves da Silva, UFVJM
Psicóloga, formada pela UNESP/Bauru/SP, Mestre e Doutora em Psicologia da Educação, pela PUC/SP. Professora do Departamento de Educação Física na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Desenvolve pesquisas e extensões em  Desenvolvimento Infantil e Saúde do Professor.
Publicado
2011-09-05
Como Citar
Silva, F. G. da. (2011). O professor e a educação: entre o prazer, o sofrimento e o adoecimento. Revista Espaço Acadêmico, 11(124), 57-66. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14380