Educação inclusiva: uma análise sobre inclusão escolar
Resumo
O presente artigo objetiva tratar a inclusão de pessoas com deficiências no espaço escolar, fazendo uma abordagem histórica e passando pelas políticas de educação especial. Seguindo a explanação, traz a inclusão e a integração para o centro das discussões, por entender que estes termos tem causado bastante polêmica no que se refere à sua efetivação no dia-a-dia. Visando explicar as questões que permeiam o tema inclusão escolar, contou com a contribuição de alguns referenciais teóricos como: Celedón, Ferreira Filho, Khater, Mantoan, Mazzotta, Sassaki, Constituição Federal da República Brasileira (1988), entre outros. Nesta direção, para organizar sua estrutura, utiliza como metodologia, a pesquisa bibliográfica, na qual buscou a contribuição de diversos autores, para analisar as práticas que estão presentes no espaço educacional. Para concluir, ressalta que a pior forma de segregação é aquela que marginaliza a pessoa em qualquer ambiente, o qual dificulta a aproximação e o contato natural com a interação social. Por fim, ressalta que urge implementar novas práticas, reavaliar os modelos que estão sendo seguidos e efetivar os direitos que já estão assegurados por lei, em busca de uma inclusão plena e justa para todos.
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