Desenvolvimento Territorial e Economia Solidária: das concepções e práticas entre o Estado brasileiro e os coletivos organizados no Território do Sisal-BA
Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender os efeitos da apropriação e usos dos conceitos de desenvolvimento territorial e economia solidária disseminados pela política dos “Territórios Rurais” entre os coletivos sociais organizados no Território do Sisal. Inicialmente, empreendemos uma discussão conceitual, no sentido de analisar as bases teóricas que orientam os princípios e metodologias do Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (PDSTR), instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)/ Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT). Essa etapa teórica contribuiu na elucidação do panorama conceitual fundamentado nos documentos oficiais do PDTRS e subsidiou a análise empírica do arranjo espacial definido pelo novo recorte de planejamento e intervenção estatal, chamado Território do Sisal. Nessa perspectiva, analisamos a ressonância entre as fundamentações teórico-metológicas da política territorial e as concepções e ações dos coletivos organizados no Território do Sisal. Este estudo se sustenta numa pesquisa documental (documentos eletrônicos referenciais da atual política territorial) e numa pesquisa de campo (entrevistas realizadas com os líderes das organizações de maior representatividade política e atuação no Território do Sisal). O estudo aponta que a proposta de desenvolvimento territorial do MDA, apresenta acentuados limites, ainda que se proponha a descentralização das políticas públicas e a abordagem não-setorial do desenvolvimento.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.