Conselhismo e Bordiguismo

  • Lucas Maia Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Marxismo, Comunismo de Conselhos, Bordiguismo

Resumo

Este texto objetiva discutir a relação entre bordiguismo e conselhismo, procurando determinar onde estas tendências confluem e onde se distanciam. Para tanto, foi necessário realizar uma análise histórica no sentido de apresentar os principais elementos constituintes de ambas as tendências. Após a leitura da constituição do bordiguismo e do conselhismo, demonstramos os fundamentos teóricos norteadores de ambas as perspectivas apontando onde cada uma contribui com a luta do proletariado, bem como demonstrando onde principalmente a perspectiva bordiguista prejudica a luta autônoma do proletariado. Entendemos que o bordiguismo, dependendo do contexto histórico, ora se aproxima, ora se distancia da perspectiva conselhista. Demonstrar estas nuances de ambas as tendências é importante pois clareia, em certa medida, as confusões que pairam nos debates em torno desta questão. Esta pesquisa foi realizada a partir de pesquisa bibliográfica em textos especializados na matéria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Maia, Universidade Estadual de Goiás
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado em Geografia também pela Universidade Federal de Goiás (2008). Atualmente é doutorando do programa de pesquisa e pós-gradução em Geografia da UFG. É professor do Instituto Federal de Goiás - Campus Anápolis. É membro da diretoria executiva da Associação dos Geógrafos Brasileiros - Seção Goiânia. Atua principalmente nos seguintes temas: Marxismo, Geografia e Sociologia do trabalho e Geografia Urbana.
Publicado
2011-10-28
Como Citar
Maia, L. (2011). Conselhismo e Bordiguismo. Revista Espaço Acadêmico, 11(130), 153-162. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14906