Ouvir o cliente e reconhecer o problema: ingredientes essenciais à gestão de projetos

  • Antonio Mendes Silva Filho
Palavras-chave: Gestão de projetos, liderança, projeto

Resumo

A gestão de projetos compreende atividades que fazem uso de tecnologia, processo e pessoas. Dentre esses três recursos, aquela que requer maior habilidade de um gerente ou líder é as pessoas. Lidar com o ser humano é sem dúvida um dos principais requisitos da gestão que você pode se deparar no desenvolvimento de um projeto (além de situações como, por exemplo, negócios, ensino, relacionamento, e outras atividades do cotidiano). Perceba que isso requer muito mais do que conhecimento técnico. Isto requer algo que costumo denominar de ‘engenharia humana’. Sim, isso mesmo, uma ‘engenharia humana’ que compreende entender os aspectos comportamentais do ser humano. Mas não apenas isso, também envolve a capacidade de provocar entusiasmo, ter habilidade de liderança, expressar idéias, e muita, mas muita capacidade de ouvir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Mendes Silva Filho
Professor e consultor em área de tecnologia da informação e comunicação com mais de 25 anos de experiência profissional, é autor do livros Introdução a Programação Orientada a Objetos com C++, Arquitetura de Software e Programando com XML, todos pela Editora Campus/Elsevier, tem vários artigos publicados em eventos nacionais e internacionais, tendo feitos palestras em eventos nacionais e exterior. Foi Professor Visitante da University of Texas at Dallas e da University of Ottawa.Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Pernambuco, com Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (Campina Grande), Mestrado em Engenharia da Computação pela University of Waterloo e Doutor em Ciência da Computação pela Univesidade Federal de Pernambuco.
Publicado
2011-10-06
Como Citar
Silva Filho, A. M. (2011). Ouvir o cliente e reconhecer o problema: ingredientes essenciais à gestão de projetos. Revista Espaço Acadêmico, 11(125), 35-40. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14926