Identidade e diversidade sexual no Município do Rio de Janeiro: o caso das travestis e transexuais

  • Denise dos Santos Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Cristiane da Silva Santana Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de janeiro
Palavras-chave: diversidade, identidade, gênero, direitos humanos, política social

Resumo

A relação entre sexualidade e políticas socais tem produzido uma série de reflexões. Recentes transformações sociais ressaltaram o surgimento de debates no campo das instituições, incluindo desde os serviços públicos até a família, além dos discursos e práticas da sexualidade. Os desafios de compreensão das reinvenções de normas e convenções sociais suscitam a discussão, especialmente sobre os modelos de sexualidade que escapam ao padrão da heterossexualidade e compõem as “sexualidades dissidentes” ou a “diversidade sexual” e a influência das religiões sobre elas. Pretendemos, assim, discutir aspectos da temática, que vão do político e aos direitos sexuais, bem como ao plano das experiências individuais e, dos indivíduos com suas famílias. Isso inclui, ainda, questões referentes à orientação sexual e a consolidação de uma identidade, tentando traçar o perfil das travestis e transexuais cariocas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise dos Santos Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Doutora em Ciências Sociais e Doutoranda em Filosofia (Ética e Filosofia Política) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Cristiane da Silva Santana, Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de janeiro
Mestre em Políticas Públicas pela Fundação Oswaldo Cruz
Publicado
2011-12-20
Como Citar
Rodrigues, D. dos S., & Santana, C. da S. (2011). Identidade e diversidade sexual no Município do Rio de Janeiro: o caso das travestis e transexuais. Revista Espaço Acadêmico, 11(131), 127-137. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15000