Alcoolismo: Um problema social em assentamentos rurais

  • Marcelo Leles Romarco de Oliveira Universidade Federal de Viçosa
Palavras-chave: Assentamento, Alcoolismo e Família

Resumo

Este artigo procura fazer algumas reflexões a cerca do alcoolismo em assentamentos rurais, no município de Padre Bernardo-GO. O interesse em estudar esse tema foi a partir da observação de campo em diversas comunidades rurais do país, onde percebi que o uso do álcool trouxe sérios problemas para as famílias que têm algum membro que sofre do alcoolismo. Desta forma, os dados apresentados nesse trabalho são frutos de trabalhos de campo realizados entre os anos de 2001 e 2006. Como caminho para a coleta das informações optei pela observação e análise do dia-dia de um grupo de alcoólatras no assentamento Vereda I. Os resultados apresentaram que o álcool além de ser uma doença crônica, o seu uso é uma forma de fuga para os assentados. Igualmente, percebi que a ausência de políticas públicas que combata o alcoolismo corrobora para a gravidade da situação, culminando com agravamento das condições de vida do alcoólatra e de suas famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Leles Romarco de Oliveira, Universidade Federal de Viçosa
Marcelo Leles Romarco de Oliveira, Ds. em Ciências, Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), professor de Extensão Rural do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa.
Publicado
2012-06-11
Como Citar
Oliveira, M. L. R. de. (2012). Alcoolismo: Um problema social em assentamentos rurais. Revista Espaço Acadêmico, 12(134), 159-166. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15046