O uso da literatura infanto-juvenil de pepetela para consciência e superação do colonialismo e racismo

  • Márcio Mucedula Aguiar Universidade Federal de Dourados
Palavras-chave: Antirracismo, Literatura, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o uso da literatura africana de países de língua portuguesa para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para superação do racismo e preconceito presente no imaginário escolar. Para tanto, analisa uma das obras infanto-juvenis de Pepetela a partir da contribuição crítica de Franz Fanon e Guerreiro Ramos, que refletiram sobre o imaginário racista presente nas sociedades pós-coloniais. O uso dessa literatura constitui em instrumento privilegiado para o conhecimento da história da luta dos povos negros contra opressão e racismo fruto do colonialismo, experiência comum entre o Brasil e países africanos oprimidos pela dominação colonial portuguesa.

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Biografia do Autor

Márcio Mucedula Aguiar, Universidade Federal de Dourados
Professor Adjunto três de Sociologia da Faculdade de Ciências Humanas do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados. Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFGD.
Publicado
2011-11-05
Como Citar
Aguiar, M. M. (2011). O uso da literatura infanto-juvenil de pepetela para consciência e superação do colonialismo e racismo. Revista Espaço Acadêmico, 11(126), 13-20. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15172
Seção
DOSSIÊ - RAÇA E RACISMO NA LITERATURA E NO DIREITO (Org.: Alexander Martins Vianna)