Caminho metodológico de uma pesquisa on-line em Educação

  • Eugênio Paccelli Aguiar Freire Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: METODOLOGIA ON-LINE, ENTREVISTA ON-LINE, TECNOLOGIA EDUCACIONAL.

Resumo

Neste artigo, iremos descrever a metodologia utilizada em nossa dissertação “construindo um modelo de referência à participação ativa dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line”, defendida em 2010 como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED – UFRN). Após apresentado o estudo em questão, por meio de seção a apontar brevemente sua justificativa e seus objetivos, iremos descrever de modo analítico os procedimentos metodológicos utilizados na elaboração do trabalho, contrapondo, para isso, os referenciais de Bauer & Gaskell e Duarte às nossas elaborações metodológicas referentes à pesquisa por meio on-line. Nesse âmbito, serão analisadas questões levantadas pelos autores supracitados, como os quesitos potenciais de idoneidade e pertinência de coleta de dados por entrevista on-line através de ferramentas como chat, e-mail e programas de voz. Os resultados da coleta de dados de nossa dissertação serão utilizados como subsídio a tal discussão. As práticas relatadas serão expostas de modo a elaborar, por meio deste artigo, um documento que possa servir de auxílio a pesquisadores que pretendam trabalhar com estratégias metodológicas direcionadas ao uso de ambiente on-line, no campo da educação ou em suas áreas correlatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugênio Paccelli Aguiar Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo, mestre e doutorando em educação. Pesquisador da “Base de Pesquisa em Educação e Meios de Comunicação”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado
2012-05-23
Como Citar
Freire, E. P. A. (2012). Caminho metodológico de uma pesquisa on-line em Educação. Revista Espaço Acadêmico, 12(135), 52-59. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15517