Caminho metodológico de uma pesquisa on-line em Educação
Resumo
Neste artigo, iremos descrever a metodologia utilizada em nossa dissertação “construindo um modelo de referência à participação ativa dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line”, defendida em 2010 como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED – UFRN). Após apresentado o estudo em questão, por meio de seção a apontar brevemente sua justificativa e seus objetivos, iremos descrever de modo analítico os procedimentos metodológicos utilizados na elaboração do trabalho, contrapondo, para isso, os referenciais de Bauer & Gaskell e Duarte às nossas elaborações metodológicas referentes à pesquisa por meio on-line. Nesse âmbito, serão analisadas questões levantadas pelos autores supracitados, como os quesitos potenciais de idoneidade e pertinência de coleta de dados por entrevista on-line através de ferramentas como chat, e-mail e programas de voz. Os resultados da coleta de dados de nossa dissertação serão utilizados como subsídio a tal discussão. As práticas relatadas serão expostas de modo a elaborar, por meio deste artigo, um documento que possa servir de auxílio a pesquisadores que pretendam trabalhar com estratégias metodológicas direcionadas ao uso de ambiente on-line, no campo da educação ou em suas áreas correlatas.
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