Algumas considerações sobre a estruturação gráfica das páginas do Mangá Samurai X

  • André Luiz Souza da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Palavras-chave: história em quadrinhos, mangá, Samurai X

Resumo

Nesse texto procura-se entender como os elementos gráficos presentes nas hqs ajudam a compor as páginas dos mangás. O intuito é verificar e analisar a construção do espaço das páginas da série Samurai X através de aspectos mais pregnantes, tais como, a sobreposição e o tamanho das imagens, o formato e a variação de dimensões dos quadrinhos, e também o formato, o posicionamento e o tamanho dos balões, das onomatopéias e das legendas. Usaremos como campo de provas alguns trechos desse mangá, nos momentos em que a ação se torna mais contundente através do confronto entre as personagens, tais como as ações corriqueiras e aquelas em que ocorre o combate físico entre os protagonistas e antagonistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz Souza da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Professor da Universidade do Estado da Bahia no curso de Desenho Industrial. Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Especialização em Metodologia de Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2003). Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2010). Pesquisador na área de Comunicação e Cultura, com ênfase nos aspectos narrativos das histórias em quadrinhos. Atua como pesquisador nos seguintes temas: Histórias em Quadrinhos, Narrativas Visuais (Fotografia e Quadrinhos), Texto/Imagem, Sintaxe Visual, Mangá, Tipicidade do Herói e Mito. Coordenador do Laboratório de História em Quadrinhos do DCET - UNEB.
Publicado
2012-07-09
Como Citar
Silva, A. L. S. da. (2012). Algumas considerações sobre a estruturação gráfica das páginas do Mangá Samurai X. Revista Espaço Acadêmico, 12(135), 15-22. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15720