Juventude subalternizada - Corpos controlados e desejos seqüestrados

  • Lourival Rodrigues da Silva Casa da Juventude Pe. Burnier - Especialização: Juventude no Mundo Contemporâneo
Palavras-chave: juventude, controle, subalterno, pacto, união civil

Resumo

A reflexão parte das questões de gênero no cotidiano e nas posturas dos jovens nas questões de direitos (corpo, sexualidade, união civil, aborto) presentes nas propostas do “Pacto Nacional Pela Juventude”, pautado nas eleições de 2010 e da postura da Igreja Católica frente aos jovens que assinaram o mesmo. Refletindo de que forma essa reação revela nuances do controle sobre as mulheres, os jovens e os homossexuais, a partir dos padrões normatizadores masculinos para quem foge ao modelo único heterocentrado. Os jovens estão na questão dentro da perspectiva de perceber por que sua voz não pode ser ouvida e de que maneira estes e estas ficam subalternizados/as dentro de um discurso hegemônico do clero católico. Perguntando de que modo os jovens negociam determinados comportamentos e criam estratégias para burlar seu modo de pensar, comportar que não vai ao encontro do que propõe a hierarquia com seus discursos hegemônicos. Concluindo com a pergunta de como criar espaços por meio dos quais os sujeitos jovens subalternizados podem falar de si mesmos.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourival Rodrigues da Silva, Casa da Juventude Pe. Burnier - Especialização: Juventude no Mundo Contemporâneo
Lourival Rodrigues da Silva Possui graduado em Direito, pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (1993), Especialista em Juventude pela Unisinos (1999) e mestre em Ciências da Religião pela Pontificia Universidde Católica de Goiâs (2006) PUC GO. Professor e coordenador da Pós-Graduação - Especialização "Juventude no Mundo Contemporâneo" - da Faculdade Jesuita de Filosofia e Teologia - FAJE, projeto da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude. Membro do Conselho Diretor da Casa da Juventude Pe. Burnier. Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre A Condição Juvenil em Goiás, cadastrado na FAPEG. Participante do grupo de pesquisa da UINISINOS. Atuação e Experiência na área de Juventude, Adolescência, Religião/mistica, administração de unidades educativas, Organização Social e movimentos sociais, Avaliação e Planejamento Instituicional. Acompanhamento de Politica Pública (Adolescencia e Juventude). Organizador das Publicações: Visibilidades Juvenis, Como Iniciar um Grupo de Jovem da coleção Na Trilha do Grupo de Jovens, Papo Jovem sobre Projeto de Vida e Dinâmicas para vida em Grupos - Tarde de Formação.
Publicado
2012-01-19
Como Citar
Silva, L. R. da. (2012). Juventude subalternizada - Corpos controlados e desejos seqüestrados. Revista Espaço Acadêmico, 11(129), 38-46. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15768
Seção
DOSSIÊ - JUVENTUDE & SOCIEDADE (Orgs.: Nildo Viana & Flávio Sofiati)