Juventude subalternizada - Corpos controlados e desejos seqüestrados
Resumo
A reflexão parte das questões de gênero no cotidiano e nas posturas dos jovens nas questões de direitos (corpo, sexualidade, união civil, aborto) presentes nas propostas do “Pacto Nacional Pela Juventude”, pautado nas eleições de 2010 e da postura da Igreja Católica frente aos jovens que assinaram o mesmo. Refletindo de que forma essa reação revela nuances do controle sobre as mulheres, os jovens e os homossexuais, a partir dos padrões normatizadores masculinos para quem foge ao modelo único heterocentrado. Os jovens estão na questão dentro da perspectiva de perceber por que sua voz não pode ser ouvida e de que maneira estes e estas ficam subalternizados/as dentro de um discurso hegemônico do clero católico. Perguntando de que modo os jovens negociam determinados comportamentos e criam estratégias para burlar seu modo de pensar, comportar que não vai ao encontro do que propõe a hierarquia com seus discursos hegemônicos. Concluindo com a pergunta de como criar espaços por meio dos quais os sujeitos jovens subalternizados podem falar de si mesmos.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.