Juventude e o maio de 1968

  • Leonardo Venicius Parreira Proto Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Palavras-chave: Juventude, Maio de 1968, Movimentos Juvenis, Autogestão social

Resumo

O artigo é resultado de parte da pesquisa realizada em curso de especialização e apresenta como temática a participação dos/as jovens no acontecimento histórico do Maio de 68, importante evento de contestação e reafirmação das lutas anticapitalistas, do qual a França seria um dos pivôs de movimentos juvenis em partes do mundo. Uma das problematizações abordadas é a perspectiva do movimento do Maio de 68 em sua condição de estabelecer uma revolta cujos interesses estão centrados no poder social, negando estereótipos advindos de leituras feitas a partir da contracultura, de percepção do movimento como algo somente cultural ou negação dos valores da sociedade tradicional, patriarcal e sexista na história do ocidente. A perspectiva de revolta como poder social no Maio de 68 reinaugura dentro da tradição marxista as formas autogestionárias de organização da classe trabalhadora e da expressão de totalidade a qual esse movimento estava situado historicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Venicius Parreira Proto, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Licenciado e Bacharel em História pela PUC-GO, Especialista em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade Jesuíta (FAJE-MG), mestrando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da CAPES. Professor em regime de contrato especial da Universidade Estadual de Goiás. Lecionou até o presente momento: Filosofia, História Econômica, Metodologia da Pesquisa Histórica I, Epistemologia das Ciências Humanas, Teoria da História I, Teoria da História II e História e Cultura Afro-Brasileiras. Atualmente exerço a função de coordenador do curso de História da UEG/UnU-Iporá. Áreas de pesquisa e interesse: cultura popular, fenômeno religioso, teologia da libertação, educação popular, juventude, história intelectual e marxismo.
Publicado
2012-01-22
Como Citar
Proto, L. V. P. (2012). Juventude e o maio de 1968. Revista Espaço Acadêmico, 11(129), 32-37. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/15791
Seção
DOSSIÊ - JUVENTUDE & SOCIEDADE (Orgs.: Nildo Viana & Flávio Sofiati)