Do Museu para a Escola: uma experiência de ensino a partir da Coleção Missioneira do Museu Júlio de Castilhos

  • Felipe Rodrigo Contri Paz Centro Universitário La Salle - UNILASALLE
  • Cleusa Maria Gomes Graebin UNILASALLE
Palavras-chave: Ensino de História, Relação museu-escola, Coleção do Setor Missioneiro.

Resumo

Este trabalho é parte do resultado de pesquisa sobre a relação museu-escola, as práticas educativas realizadas em instituições museais e as possibilidades da extensão dessas para as escolas. Aqui, apresenta-se experiência de ensino de História, a partir da coleção exposta no Setor Missioneiro do Museu Júlio de Castilhos (Porto Alegre, RS). Pretende-se evidenciar a importância de trazer o museu à escola, quando se oportuniza que educadores e alunos trabalhem, no seu fazer pedagógico cotidiano, objetos, produções, expressões e referências que constituem o seu patrimônio cultural. O texto apresenta as seguintes seções: (a) discussão da relação museu-escola e o ensino de História; (b) elementos sobre o Setor Missioneiro do Museu Júlio de Castilhos; (c) relato de experiência de atividade com exposição itinerante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Rodrigo Contri Paz, Centro Universitário La Salle - UNILASALLE
Graduado em História Licenciatura Plena pelo Centro Universitário La Salle/Unilasalle e graduado em História Bacharelado pela mesma instituição. Já trabalhou como orientador de exposições no Museu de Arte do Rio Grande do Sul e foi bolsista de Iniciação Cientifica - FAPERGS - Unilasalle atuando na temática de Práticas Alimentares, Antropologia e Envelhecimento. Trabalhou em um projeto de construção do Histórico da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas, que resultou em uma exposição de longa duração e o livro dos 70 anos da instituição. Atualmente é estagiário do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, prestando atendimento ao público, auxílio a pesquisa, catalogação e arquivamento de documentos históricos, bem como monitorando visitas ao setor . Tem experiência na questão do Patrimônio Histórico e Cultural, Identidade, Memória, Cultura, Representações e histórias de vida.
Cleusa Maria Gomes Graebin, UNILASALLE

Doutora em História. Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (Unilasalle Canoas). Coordenadora do Museu e Arquivo Histórico La Salle (Unilasalle Canoas). Pesquisa sobre patrimônio cultural e ensino de história.

 

Publicado
2012-07-13
Como Citar
Paz, F. R. C., & Graebin, C. M. G. (2012). Do Museu para a Escola: uma experiência de ensino a partir da Coleção Missioneira do Museu Júlio de Castilhos. Revista Espaço Acadêmico, 12(136), 102-110. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16115