Na contramão: a sociologia como possibilidade educativa emancipadora no ensino médio
Resumo
o presente artigo é um relato da experiência vivenciada durante o estágio curricular realizado na disciplina Sociologia, numa turma de 2º ano do Ensino Médio, modalidade Normal, numa escola da rede pública estadual do semiárido alagoano. Ele toma a disciplina Sociologia no Ensino Médio como uma possibilidade educativa emancipadora, isto é, como uma ferramenta capaz de contribuir, a partir do desvelamento e da compreensão profunda da realidade, para o enfrentamento e a superação do sistema de exploração do homem pelo homem. Assim, ao longo do estudo, além de tratar dos aspectos histórico-conceituais do ensino desta disciplina, o artigo descreve, relata e analisa o trabalho desenvolvido junto aos estudantes numa perspectiva emancipadora da educação escolar.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.