Na contramão: a sociologia como possibilidade educativa emancipadora no ensino médio

  • Valci Melo Silva dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Midas Amorim Silva Universidade Estadual de Alagoas
Palavras-chave: Educação Básica, Ensino de Sociologia, Emancipação humana

Resumo

o presente artigo é um relato da experiência vivenciada durante o estágio curricular realizado na disciplina Sociologia, numa turma de 2º ano do Ensino Médio, modalidade Normal, numa escola da rede pública estadual do semiárido alagoano. Ele toma a disciplina Sociologia no Ensino Médio como uma possibilidade educativa emancipadora, isto é, como uma ferramenta capaz de contribuir, a partir do desvelamento e da compreensão profunda da realidade, para o enfrentamento e a superação do sistema de exploração do homem pelo homem. Assim, ao longo do estudo, além de tratar dos aspectos histórico-conceituais do ensino desta disciplina, o artigo descreve, relata e analisa o trabalho desenvolvido junto aos estudantes numa perspectiva emancipadora da educação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valci Melo Silva dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas
Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e pós-graduando em Fé e Política pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) em parceria com a PUC-Rio.
Midas Amorim Silva, Universidade Estadual de Alagoas
Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
Publicado
2012-11-02
Como Citar
Santos, V. M. S. dos, & Silva, M. A. (2012). Na contramão: a sociologia como possibilidade educativa emancipadora no ensino médio. Revista Espaço Acadêmico, 12(138), 83-90. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16433