Traços, lacunas e retalhos na formação docente para a diversidade

  • Margareth Diniz UFOP
Palavras-chave: Formação docente, Subjetividade, Mal-estar docente, Diferença, Mulher-professora.

Resumo

A escrita aqui construída se faz como fragmento de um caleidoscópio de ideias e inquietações que passeia e para no caminho da educação e seus processos no contexto brasileiro atual. Trata-se de reflexões sobre o papel, o lugar, a atuação do/a professor/a em meio às urgências da contemporaneidade, as causas e os efeitos disso – tal como o mal-estar docente – pensando no alinhavo dentro e fora das paredes das escolas que tão necessário tem se rodeado de questões que compõem outra partitura conceitual e também de ofício que é melodicamente atravessada pela diversidade, a inclusão e as práticas educativas. Nessa costura, podemos pensar que a linha que tece a maior parte desses processos, se não ele todo, seria a formação docente que, não de forma diferente, tem em seus retalhos partes distintas de uma construção que é também social, histórica e política de um país e de um somatório de sujeitos mergulhados em subjetividade e diferenças.

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Biografia do Autor

Margareth Diniz, UFOP
Professora Adjunta de Psicologia da UFOP
Publicado
2012-03-26
Como Citar
Diniz, M. (2012). Traços, lacunas e retalhos na formação docente para a diversidade. Revista Espaço Acadêmico, 11(131), 32-42. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16486
Seção
DOSSIÊ - Psicanálise e Contemporaneidade (Orgs.: Sergio Sklar)