Freud, Educação, Mitologia: entre o psíquico e o lendário

  • Estrella Bohadana Universidade do Rio de Janeiro (UERJ-EDU-DESF)- Professora-Orientadora do Programa de Pós-Graduação de Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Sergio Sklar Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Cila, Caribidis, Freud, Psicanálise, Educação.

Resumo

Retomando a descrição dos mitos de Cila e Caribidis − dois monstros da mitologia que teriam habitado os lados opostos do estreito de Messina, indicando os perigos da navegação perto de rochas e redemoinhos −, este artigo problematiza a sua evocação na obra freudiana. De fato, Freud menciona os lendários monstros em apenas três momentos de sua obra, citando somente seus nomes; a escassez de referências e informações não nos impede, entretanto, de constatar um enigma interpretativo lançado pelo criador da psicanálise. Como veremos, Freud se aproveita implicitamente de dois elementos do mito, os perigos e a navegação, para refletir sobre limites psíquicos que dimensionam a ação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estrella Bohadana, Universidade do Rio de Janeiro (UERJ-EDU-DESF)- Professora-Orientadora do Programa de Pós-Graduação de Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora em História dos Sistemas de Pensamento, título que obteve em 1990, na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Leciona como Professora-Adjunta na Faculdade de Educação (Departamento de Estudos da Subjetividade e Formação Humana), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-EDU-DESF) e como Professora-Orientadora do Mestrado em Educação e Cultura Contemporânea da Universidade Estácio de Sá.

Autora de diversos livros e artigos sobre mitologia, filosofia-psicanálise e filosofia-educação.

 

Sergio Sklar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Doutor em Filosofia (USP), Professor-Adjunto do Departamento de Estudos da Subjetividade Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Faculdade de Educação-DESF-UERJ), Membro da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise (Paris). Autor dos seguintes livros: "Espaço Imanente: um estudo psicanalítico sobre a arte em Sigmund Freud e Jacques Lacan" (Rio de Janeiro: Imago, 1989), "Freud e a Técnica" (Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992) e "Freud: o interesse científico de uma filosofia inquieta" (org. e autor) (Rio de Janeiro:Revinter, 1996).
Publicado
2012-04-01
Como Citar
Bohadana, E., & Sklar, S. (2012). Freud, Educação, Mitologia: entre o psíquico e o lendário. Revista Espaço Acadêmico, 11(131), 60-67. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16619
Seção
DOSSIÊ - Psicanálise e Contemporaneidade (Orgs.: Sergio Sklar)