Territórios dos sentidos: da emergência dos processos de subjetivação na metrópole contemporânea
Resumo
O objetivo deste artigo é problematizar a noção de território a partir das reflexões do antropólogo Nestor Perlongher, encontradas principalmente no livro O negócio do michê (2005). Diferente das análises clássicas do campo da Sociologia e da Antropologia Urbanas - que definem o território como um espaço físico ao qual são atribuídas determinadas significações sociais –, a “cartografia” desenvolvida por Perlongher enfatiza a produção de territórios que não se subscrevem em uma fixitude espacial, mas que não são menos "reais" que os espaços físicos problematizados por uma vertente clássica dos estudos urbanos. Essa discussão traz ainda as contribuições do filósofo Gilles Deleuze e do psicanalista Félix Guattari, influências importantes para Perlongher e para compreensão dos processos de subjetivação na metrópole contemporânea.
Downloads
 
											DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
 
   
                                                                                                                                             
                                                                                                                                                                                  
							


