Laboratório de matemática: resultados de um diagnóstico feito em sala de aula

  • Adriana Guerra Ferreira Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Lúdico, Quadrado Mágico, Ensino

Resumo

Este trabalho relata uma experiência vivenciada com uma turma do 6º ano, no ano de 2010. Baseada nas dificuldades que um aluno neste nível de ensino tem para armar e resolver as operações desde as mais simples às mais complexas; entender a diferença entre números pares e ímpares e trabalhar, também, com a divisão- média aritmética, decidi investigar esses problemas de uma forma lúdica. Então, trabalhei com o Laboratório de Matemática, espaço esse criado e adaptado com o objetivo de estimular, incentivar, desenvolver e relacionar os conteúdos matemáticos vistos em sala de aula de forma teórica, levando para uma maior compreensão na prática, trabalhando com o lúdico. Foi utilizado o jogo Quadrado Mágico (3x3), onde o valor planetário era igual a 1.122. Esse jogo é conhecido por se referir a soma dos elementos de todas as retas, (colunas, linhas e diagonais) e os resultados serem constantes, onde nenhum número se repete. Portanto, esse resultado positivo das aulas, mostrou a importância de se trabalhar os conteúdos de forma lúdica e verificar seus efeitos. É algo que permite ao professor sair das aulas monótonas (caderno- lousa) para trabalhar de maneira interativa, despertando o interesse dos alunos para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Adriana Guerra Ferreira, Universidade Estadual de Santa Cruz
Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz
Publicado
2012-12-29
Como Citar
Ferreira, A. G. (2012). Laboratório de matemática: resultados de um diagnóstico feito em sala de aula. Revista Espaço Acadêmico, 12(140), 35-42. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/16981