O pensamento de Antônio Gramsci e a gestão da educação pública brasileira

  • Nadia Pedrotti Drabach Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Educação, Hegemonia, Gestão Democrática.

Resumo

Este artigo busca analisar alguns aspectos do pensamento de Antonio Gramsci, como a construção do poder, o conceito de hegemonia e a escola desinteressada para pensar na construção da gestão democrática da educação.  A gestão da educação pública brasileira é um campo de disputas políticas e ideológicas que influenciam de maneira significativa na elaboração das políticas educacionais e consequentemente na qualidade da educação pública. A construção da gestão democrática é um processo longo que implica formação e vivência de experiências democráticas no interior das instituições de ensino. Nesse sentido, o pensamento de Gramsci nos permite perceber a importância de uma formação sólida e desinteressada do sujeito, voltada para os saberes universais e não apenas para a formação técnica e imediata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadia Pedrotti Drabach, Universidade Federal do Paraná

Mestranda na linha de Políticas Educacionais no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná.

Publicado
2012-11-02
Como Citar
Drabach, N. P. (2012). O pensamento de Antônio Gramsci e a gestão da educação pública brasileira. Revista Espaço Acadêmico, 12(138), 64-72. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17313