O pensamento de Antônio Gramsci e a gestão da educação pública brasileira
Resumo
Este artigo busca analisar alguns aspectos do pensamento de Antonio Gramsci, como a construção do poder, o conceito de hegemonia e a escola desinteressada para pensar na construção da gestão democrática da educação. A gestão da educação pública brasileira é um campo de disputas políticas e ideológicas que influenciam de maneira significativa na elaboração das políticas educacionais e consequentemente na qualidade da educação pública. A construção da gestão democrática é um processo longo que implica formação e vivência de experiências democráticas no interior das instituições de ensino. Nesse sentido, o pensamento de Gramsci nos permite perceber a importância de uma formação sólida e desinteressada do sujeito, voltada para os saberes universais e não apenas para a formação técnica e imediata.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.