O pensamento crítico de Henri Lefebvre

  • William Gómez Soto Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Palavras-chave: Henri Lefebvre, sociologia brasileira

Resumo

Este trabalho é uma análise da presença de Henri Lefebvre na sociologia brasileira. Lefebvre faz uma leitura crítica de Marx, recuperando o método dialético e propondo uma teoria da vida cotidiana. José de Souza Martins influenciado por Lefebvre e utilizando o método dialético, analisa o processo histórico da constituição do capitalismo brasileiro. Apesar de que há certa presença de Lefebvre na sociologia brasileira, ainda a riqueza de sua obra está para ser descoberta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Gómez Soto, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

William Héctor Gómez Soto

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Prof. Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), atua no curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Leciona as disciplinas de Desenvolvimento e meio ambiente, Sociologia de José de Souza Martins, Sociologia da modernidade inconclusa, Metodologia de Pesquisa, Sociologia V. Trabalha nos seguintes temas: questão agrária e sociologia brasileira; movimento sociais, desenvolvimento econômico e social, questão ambiental, e o pensamento de Henri Lefebvre.

Publicado
2012-12-18
Como Citar
Soto, W. G. (2012). O pensamento crítico de Henri Lefebvre. Revista Espaço Acadêmico, 12(140), 22-28. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17379