O sistema panóptico da topologia do Shopping Center, a assepsia humana e a exclusão social da pobreza
Resumo
Neste artigo realizamos uma interpretação crítica da ideologia excludente subjacente na configuração espacial do Shopping Center, muito mais do que um grande centro comercial, um território no qual relações sectárias de forças sociais são representadas continuamente, ainda que a classe de frequentadores, obturada pelos apelos sedutores do consumismo, não perceba esses caracteres. O Shopping Center se configura na sociedade contemporânea como um fenômeno de assepsia social para que a classe abastada possa melhor se dedicar ao ato de consumo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.