A utilização da informática na educação: um olhar através da cibercultura e do pensamento pós-moderno

  • Vitor Malaggi Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: informática, educação, pós-modernidade, cibercultura, sociedade contemporânea

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre implicações filosóficas e sociais no contexto de utilização da Informática na Educação. Através do estudo de autores como Lyotard, Gadamer, Lévy e Lemos pretende-se desvelar um contraponto crítico entre duas opiniões: a) de que as relações das técnicas comunicacionais modernas com a cultura e a sociedade podem potencializar processos de aproximação dialógica entre os sujeitos e, por consequência, novas formas de aprendizagem; b) de que o “sucesso desmesurado” da técnica que atinge os meios de comunicação modernos configura-se como um empecilho para o “diálogo vivo” entre as pessoas. A partir deste contraponto, serão indicadas algumas questões relevantes em termos pedagógicos, sobre o papel que os meios de comunicação baseados na conjunção da informática e telecomunicações podem/devem assumir no processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Malaggi, Universidade de Passo Fundo
Possui graduação em Ciência da Computação e Pós-Graduação em Educação (stricto sensu), ambos os cursos realizados pela Universidade de Passo Fundo (UPF), sendo o Mestrado Acadêmico como Bolsista Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UPF). Tem experiência na área de Informática na Educação e Inclusão Digital, com ênfase nas relações entre Teorias da Educação e a apropriação das Tecnologias Digitais de Rede em contextos educacionais. Também pesquisou como bolsista de Iniciação Científica nos seguintes temas: Telecentros Comunitários, Inclusão Digital, Software Livre, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Objetos de Aprendizagem. Atualmente desenvolve estudos como bolsista CNPq, modalidade SET-6B, no projeto de pesquisa: Guri - Software de autoria de material educacional interativo para a TV Digital, com período de vigência de fevereiro/2010 à janeiro/2012.
Publicado
2012-06-29
Como Citar
Malaggi, V. (2012). A utilização da informática na educação: um olhar através da cibercultura e do pensamento pós-moderno. Revista Espaço Acadêmico, 12(134), 47-60. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17678
Seção
DOSSIÊ - FILOSOFIA & EDUCAÇÃO (Orgs.: Raimundo Rajobac & Cristiano Eduardo Wendt)