A utilização da informática na educação: um olhar através da cibercultura e do pensamento pós-moderno
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre implicações filosóficas e sociais no contexto de utilização da Informática na Educação. Através do estudo de autores como Lyotard, Gadamer, Lévy e Lemos pretende-se desvelar um contraponto crítico entre duas opiniões: a) de que as relações das técnicas comunicacionais modernas com a cultura e a sociedade podem potencializar processos de aproximação dialógica entre os sujeitos e, por consequência, novas formas de aprendizagem; b) de que o “sucesso desmesurado” da técnica que atinge os meios de comunicação modernos configura-se como um empecilho para o “diálogo vivo” entre as pessoas. A partir deste contraponto, serão indicadas algumas questões relevantes em termos pedagógicos, sobre o papel que os meios de comunicação baseados na conjunção da informática e telecomunicações podem/devem assumir no processo educativo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.