O princípio responsabilidade enquanto aporte para a educação ambiental nos tempos de uma civilização tecnológica

  • Francisco Vale Lima UFPI SEDUC/MA
Palavras-chave: Educação Ambiental. Princípio Responsabilidade. Poder tecnológico

Resumo

O artigo reflete a partir do “Princípio Responsabilidade” de Hans Jonas visando extrair do mesmo uma fundamentação válida para uma educação ambiental que esteja para além dos espaços formais educacionais. Dado o poder ora adquirido pelo homem sob a forma de tecnociência, o qual se encontra hoje em franca expansão e que não possui controle algum sobre si senão a sua manutenção, o indivíduo viu-se conduzido a um vácuo ético inaudito. Compete-nos, portanto, repensar os fundamentos éticos hodiernos tendo como aporte a consideração máxima de valorização da vida em sua essência, vida esta que extravasa a dimensão do humano e que se configura como condição para a existência desse último. É, pois, uma tal vida o espaço de manifestação do ser que, para continuar a existir exige-nos um dever imperioso, o que faz com que esta vida (nas suas mais diversas manifestações) seja tida enquanto um bem em si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Vale Lima, UFPI SEDUC/MA
LICENCIADO EM FILOSOFIA PELO INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO - IESMA; ESTUDANTE DE TEOLOGIA; MESTRANDO PELO PPG MEE EM ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTCA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI; SERVIDOR PÚBLICO EST; PROFESSOR SUBSTITUTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.
Publicado
2012-07-02
Como Citar
Lima, F. V. (2012). O princípio responsabilidade enquanto aporte para a educação ambiental nos tempos de uma civilização tecnológica. Revista Espaço Acadêmico, 12(134), 31-39. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17757
Seção
DOSSIÊ - FILOSOFIA & EDUCAÇÃO (Orgs.: Raimundo Rajobac & Cristiano Eduardo Wendt)