A relação inseparável entre o Regional e o Nacional: Monteiro Lobato e a Paulistanidade

  • Danyllo Di Giorgio Martins da Mota Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
Palavras-chave: Intelectuais, Regionalismo, Primeira República.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir a definição conceitual da idéia de Paulistanidade e sua presença na obra de Monteiro Lobato durante a década de 1920, sobretudo no livro Mr. Slang e o Brasil de 1927. A valorização do estado de São Paulo como lugar de modernidade e modernização se relacionou, a partir do final do século XIX, com a construção de imagens do estado paulista como símbolo a ser seguido pelo Brasil. Nesses debates, o trabalho de Monteiro Lobato acaba por expor a relação indissociável entre as esferas regional e nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danyllo Di Giorgio Martins da Mota, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
Professro da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia -GO. Bacharel e licenciado em História pela UFG.  Mestre em História pela mesma instituição. Professor substituto do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG.
Publicado
2012-12-02
Como Citar
Mota, D. D. G. M. da. (2012). A relação inseparável entre o Regional e o Nacional: Monteiro Lobato e a Paulistanidade. Revista Espaço Acadêmico, 12(139), 112-119. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17804