Algumas considerações sobre o negro e o índio no Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre
Resumo
Este texto trata de algumas considerações sobre a abordagem freyreana, no Casa Grande e Senzala, em relação às culturas africana e indígena. O texto tenta mostrar como Gilberto Freyre atribui importância hierarquicamente diferentea às culturas na formação da sociedade brasileira. Apesar de Gilberto Freyre inaugurar, no Brasil, um debate fora das esferas racistas, ainda carregava resquícios, ao hierarquizar as três culturas predominantes no Brasil, com o português no degrau mais alto e o índio no mais inferior.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.