Notas preliminares sobre as avaliações em larga escala e sua incidência sobre a subjetividade docente

  • Jarbas Dametto Faculdade Anglicana de Tapejara-RS
Palavras-chave: Educação, Avaliação Educacional, Subjetividade

Resumo

Este ensaio visa problematizar a questão da avaliação educacional em larga escala e sua participação na construção da subjetividade do professor do Ensino Fundamental. Busca-se lançar entendimento e propor perspectivas sobre este ponto através da obra de Michel Foucault, tomando as avaliações amplas e padronizadas como um aparato disciplinar e biopolítico com potencial subjetivante considerável, já que gera discursos, caracteriza, qualifica, dita parâmetros e prescreve metas e procedimentos sobre os sujeitos e instituições avaliadas. Considera-se aqui a avaliação, não enquanto um fenômeno menor ou paralelo à totalidade da prática educacional, mas como um ponto em torno do qual podem orbitar as diversas ações político-pedagógicas, realizadas dentro e fora da sala de aula.

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Biografia do Autor

Jarbas Dametto, Faculdade Anglicana de Tapejara-RS
Psicólogo, Mestre e doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Faculdade Anglicana de Tapejara-RS
Publicado
2012-11-02
Como Citar
Dametto, J. (2012). Notas preliminares sobre as avaliações em larga escala e sua incidência sobre a subjetividade docente. Revista Espaço Acadêmico, 12(138), 56-63. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17899