Pirata ou empreendedor? – A destruição criativa na indústria de conteúdo audiovisual

  • André Tortato Rauen Inmetro
  • Cristiane Vianna Rauen Inmetro
Palavras-chave: destruição criativa, compartilhamento de dados, indústria audiovisual.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a recente contestação dos serviços de compartilhamento de dados online frente ao conceito de destruição criativa proposto por Joseph Alois Schumpeter em meados do século passado. Para tanto, o mesmo se apoia nos conceitos e exemplos desenvolvidos em seus trabalhos de 1912, 1939 e 1942. Essa análise permitiu concluir que, a contestação dos serviços de compartilhamento online de dados é um esforço da antiga indústria de distribuição e de produção de conteúdo audiovisual, que, como instituição capitalista ultrapassada, tenta evitar seu desaparecimento frente a formas tecnologicamente superiores de negócio.

Palavras-chave: destruição criativa, compartilhamento de dados, indústria audiovisual.

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Biografia do Autor

André Tortato Rauen, Inmetro
Doutor em Política Científica e Tecnológica (Unicamp). Tecnologista pleno do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Cristiane Vianna Rauen, Inmetro
Doutora em Teoria Econômica (Unicamp).  Tecnologista pleno do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Publicado
2013-04-04
Como Citar
Rauen, A. T., & Rauen, C. V. (2013). Pirata ou empreendedor? – A destruição criativa na indústria de conteúdo audiovisual. Revista Espaço Acadêmico, 12(143), 52-59. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/17968