A avaliação nas séries iniciais: implicações desde a formação

  • Edna Serpa Ferreira Correia Professora do PARFOR da Universidade de Santa Cruz-UESC
Palavras-chave: avaliação, séries iniciais, sistema de avaliação

Resumo

Considerando os questionamentos em relação à avaliação dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental é inevitável a reflexão sobre a ação que o educador deve ter em frente ao ato avaliativo. As interações entre professor e alunos devem aprofundar-se no campo de ação pedagógica. O docente assume neste contexto um papel de formador na sociedade, tornando-se articulador, construindo e conduzindo o fazer pedagógico de forma a atender os anseios da sociedade em relação à educação. Ele deve estar preparado para criar uma nova cultura na sala de aula para “transformar” a escola em uma ponte para um novo tempo, na qual se assegure uma visão mais humanizada da sociedade. Um dos aspectos está em proporcionar, além da formação, algumas referências em relação ao respeito ao seu processo de desenvolvimento, desde as particularidades, as dificuldades, as necessidades de cada aluno, que é único e individual, mas que se insere em coletividades. Nestas dimensões este texto prescreve, na forma de um ensaio, sobre a avaliação nas séries iniciais como um momento articulador entre o ensino e a aprendizagem que tem como finalidade uma formação mais humanizada desde a infância.

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Publicado
2012-12-29
Como Citar
Correia, E. S. F. (2012). A avaliação nas séries iniciais: implicações desde a formação. Revista Espaço Acadêmico, 12(140), 29-34. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18247