Iconografia e design: discussão sobre a viabilidade da incorporação de referentes arqueológicos à produção artesanal numa Amazônia globalizada

  • Maria Luiza Almeida Cunha de Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Glaucinei Rodrigues Correa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Palavras-chave: identidade, iconografia, design, artesanato, Amazônia

Resumo

Este artigo discute a tentativa de articulação de uma identidade local, a partir da incorporação de elementos iconográficos no design da produção de um território. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, observação participativa e entrevistas semiestruturadas. A discussão teórica é aplicada a um estudo de caso, que diz respeito ao resgate dos referentes arqueológicos das civilizações précoloniais Maracá e Cunani no estado do Amapá. A primeira seção discute a apropriação do valor simbólico da Amazônia por parte de atores externos. A segunda seção apresenta um perfil da população atual na região, produto de fluxos e migrações. A terceira seção discute a validade da utilização de manuais de iconografia como suporte para a produção artesanal e relata a experiência amapaense, dentro de um contexto de tentativa de construção identitária. Como conclusão, destaca-se a difícil tarefa que é colocada para o design: fazer a mediação entre o mundo contemporâneo e as dinâmicas sociais que se estabelecem no espaço regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Almeida Cunha de Castro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutora em Ciências Sócio Ambientais pela Universidade Federal do Pará e Professora Adjunta do Departamento de Tecnologia - Escola de Arquitetura UFMG.

Glaucinei Rodrigues Correa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Mestre em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto, Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Escola de Arquitetura (UFMG) e Professor Assistente – Departamento de Tecnologia - Escola de Arquitetura UFMG.

 

Publicado
2012-11-02
Como Citar
Castro, M. L. A. C. de, & Correa, G. R. (2012). Iconografia e design: discussão sobre a viabilidade da incorporação de referentes arqueológicos à produção artesanal numa Amazônia globalizada. Revista Espaço Acadêmico, 12(138), 47-55. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18284