Educação do campo: concepção, contribuições e contradições
Resumo
Este artigo tem o propósito de compreender o processo de construção da Educação do Campo, referente aos aspectos das contribuições e contradições em que essa concepção de educação se constituiu. Ele ainda traz um comparativo entre a Educação do Campo e a Educação Rural, em que se busca conhecer os interesses e os sujeitos que há por trás da ideologia de cada uma. Para isso, fizemos o uso de uma revisão bibliográfica específica na temática abordada para dar sustentabilidade ao nosso discurso. Em nossos apontamentos conclusivos, apresentamos a possibilidade de compreensão dos propósitos da construção da Educação do Campo em contraponto a Educação Rural. E ainda, que o campo da constituição da educação dos camponeses se realiza mediante seus conflitos e contradições, uma vez que, esta se encontra num projeto de humanização dos sujeitos oprimidos e negados historicamente a uma educação de qualidade. Este texto encontra-se organizado em dois diálogos, o primeiro com o item “Da semente à planta: contribuições para a concepção de Educação do Campo” e o segundo intitulado de “Educação do Campo X Educação Rural: lados e interesses opostos”.
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