Notas para um diagnóstico da sociedade contemporânea

  • Rafael Bianchi Silva Unesp/Marília
Palavras-chave: Contemporaneidade, Diagnóstico do Presente, Subjetividade, Sociedade Líquido-Moderna.

Resumo

O objetivo desse artigo é realizar um breve diagnóstico da sociedade contemporânea. Compreende-se que cada contexto histórico constrói um entendimento acerca das possibilidades de ação dos indivíduos na rede social, o que torna fundamental a compreensão do modo de vida hegemônico ao qual somos submetidos e que mantemos em nossas práticas cotidianas. Para tanto, partimos da análise do momento atual realizada por Zygmunt Bauman, a partir do conceito de sociedade líquido-moderna. Pontua-se como elementos trazidos pelo autor a crise institucional, o imperativo do movimento, o fracasso da concepção moderna de progresso e a fragilidade vincular a partir da condição de instabilidade vivenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Unesp/Marília
Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2004), em Pedagogia pela Faculdade Pitagoras (2012) e mestre em Educacao pela Uel (2008) Atualmente doutorando em educação (Unesp/Marília), psicólogo da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Londrina.
Publicado
2012-09-02
Como Citar
Silva, R. B. (2012). Notas para um diagnóstico da sociedade contemporânea. Revista Espaço Acadêmico, 12(136), 10-17. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18383
Seção
DOSSIÊ - Psicologia Social & Contemporaneidade (Org.: Rafael Bianchi Silva & Flávia Fernandes de Carvalhaes)