Os discursos ideológicos das corporações midiáticas e a construção do imaginário social na civilização informacional
Resumo
Neste artigo propomos uma análise crítica dos dispositivos ideológicos representados usualmente na Comunicação Social, utilizados em especial pelo sistema jornalístico em sua expressão corporativa; tal circunstância prejudica uma autêntica compreensão dos mecanismos técnicos que fomentam as práticas comunicativas em sua expressão concreta. Por conseguinte, o ofício do filósofo crítico da teoria da comunicação consiste em desmistificar os conceitos e procedimentos que regem as práticas jornalísticas do mundo corporativo.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.