O Segundo Reinado: a construção da ordem política

  • Augusto Leal Rinaldi Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: História política, política brasileira, construção da ordem

Resumo

O processo de construção da ordem política no Brasil, desde pelo menos meados do século XIX, aglutinou, ao longo do tempo, elementos distintos, porém essenciais, de centralização de poder. O Brasil Império observou a atuação constante e persistente de grupos políticos específicos que foram os responsáveis pela vitória de um projeto político conservador, enraizado na centralização do poder monárquico e que apostava na derrota de premissas com ênfases mais liberais. Dessa maneira, este artigo tem como finalidade apresentar os principais embates políticos que foram travados nesse período que configuraram e possibilitaram a emergência de um quadro político nacional particular no Brasil. Retornando ao período imperial e apresentando as principais análises feitas no que se refere ao processo político da época, com atenção especial ao período entre 1840-1860, apontaremos os elementos definidores desse processo que resultou na centralização do poder nas mãos de políticos conservadores.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Leal Rinaldi, Universidade Federal de São Carlos
É bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista e mestrando em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos.
Publicado
2013-01-17
Como Citar
Rinaldi, A. L. (2013). O Segundo Reinado: a construção da ordem política. Revista Espaço Acadêmico, 12(141), 15-23. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18609