As comunas socialistas da Venezuela: política e produção material sob o controle dos trabalhadores associados
Resumo
A teoria socialista e as experiências de socialismo real demonstram que a busca pelo socialismo não deve negligenciar a erradicação de dois aspectos fundamentais do sistema sociometabólico do capital: o Estado e o trabalho assalariado. Assim, formas de auto-gestão política e de trabalho associado sob o controle dos trabalhadores organizados são de vital importância para vislumbrarmos modificações da forma de produção e sociabilidade capitalistas. Neste sentido, a experiência das Comunas na Venezuela merece atenção especial. Segundo o governo, elas foram criadas para constituírem formas de auto-gestão produtiva e política pelos trabalhadores organizados. Possuem um aparato institucional próprio, bem como empresas de propriedade comunal – mantidas sob o controle dos trabalhadores associados e cujos excedentes são completamente revertidos em prol da própria comunidade. São experiências ainda incipientes, mas que parecem possuir uma imensa pertinência histórica ao instituírem formas de organização política e de propriedade dos meios de produção distintas das dominantes. Neste trabalho, buscaremos mostrar alguns aspectos das Comunas Socialistas da Venezuela Bolivariana e sua pertinência para o movimento revolucionário.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.