As comunas socialistas da Venezuela: política e produção material sob o controle dos trabalhadores associados

  • Natalia Scartezini Rodrigues FAIR/FAIESP - UNIC Universidade de Cuiabá, Unidade de Rondonópolis.
Palavras-chave: Comunas, Socialismo, Estado, trabalho assalariado, Venezuela.

Resumo

A teoria socialista e as experiências de socialismo real demonstram que a busca pelo socialismo não deve negligenciar a erradicação de dois aspectos fundamentais do sistema sociometabólico do capital: o Estado e o trabalho assalariado. Assim, formas de auto-gestão política e de trabalho associado sob o controle dos trabalhadores organizados são de vital importância para vislumbrarmos modificações da forma de produção e sociabilidade capitalistas.  Neste sentido, a experiência das Comunas na Venezuela merece atenção especial. Segundo o governo, elas foram criadas para constituírem formas de auto-gestão produtiva e política pelos trabalhadores organizados. Possuem um aparato institucional próprio, bem como empresas de propriedade comunal – mantidas sob o controle dos trabalhadores associados e cujos excedentes são completamente revertidos em prol da própria comunidade. São experiências ainda incipientes, mas que parecem possuir uma imensa pertinência histórica ao instituírem formas de organização política e de propriedade dos meios de produção distintas das dominantes. Neste trabalho, buscaremos mostrar alguns aspectos das Comunas Socialistas da Venezuela Bolivariana e sua pertinência para o movimento revolucionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Scartezini Rodrigues, FAIR/FAIESP - UNIC Universidade de Cuiabá, Unidade de Rondonópolis.
Docente da Universidade de Cuiabá (UNIC), unidade de Rondonópolis/MT. Cientista Social e mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Araraquara/SP.
Publicado
2012-09-18
Como Citar
Rodrigues, N. S. (2012). As comunas socialistas da Venezuela: política e produção material sob o controle dos trabalhadores associados. Revista Espaço Acadêmico, 12(137), 37-44. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18644
Seção
ESPECIAL - VENEZUELA (Org.: Natalia Scartezini)