A Comunicação Corporativa e a Sociedade Contemporânea

  • Leonardo Pinto de Almeida Professor Adjunto II de Psicologia da Universidade Federal Fluminense
  • Luís Henrique da Costa Leão Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: comunicação corporativa, sociedade contemporânea, tecnologia.

Resumo

Este artigo aborda a comunicação corporativa na sociedade contemporânea, ressaltando as transformações do capitalismo na virada do milênio, a revolução da tecnologia da informação e a emergência da sociedade de controle, a partir de diferentes autores como Castells, Deleuze, Lazzarato, dentre outros.   Discutimos a relação entre informação e sociedade, o conceito de informação e sua importância para a atualidade, chamando a atenção para a relação entre valor, informação e cultura. Ao trazer a reflexão deleuziana sobre conceito de sociedade de controle como decorrente da crise das instituições e do avanço das tecnologias informacionais, e de Lazzarato, sobre a noopolítica, destacamos que o trabalho das corporações deve antecipar a demanda, fazendo-a acontecer.          Frente às exigências de rapidez, eficiência e o endividamento contínuo na atualidade, apontamos a comunicação corporativa como aquela que vem tomar a necessidade de criação de um público, de uma clientela, de uma demanda. Por fim, destacamos que as organizações que aprendem e a educação corporativa são algumas respostas às exigências da contemporaneidade, enfatizando a comunicação corporativa como uma das ferramentas que as empresas se valem na busca de sobrevivência e sucesso.

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Biografia do Autor

Leonardo Pinto de Almeida, Professor Adjunto II de Psicologia da Universidade Federal Fluminense

Doutor em Psicologia pela PUC – RIO com estágio de doutorado sanduíche na Université de Reims Champagne-Ardenne. Professor Adjunto II de Psicologia da Universidade Federal Fluminense.

Luís Henrique da Costa Leão, Universidade Federal Fluminense
Doutorando em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, ENSP/FIOCRUZ. Mestre em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ. Professor temporário de Psicologia do Trabalho da Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2012-09-22
Como Citar
Almeida, L. P. de, & Leão, L. H. da C. (2012). A Comunicação Corporativa e a Sociedade Contemporânea. Revista Espaço Acadêmico, 12(138), 14-22. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18678
Seção
DOSSIÊ - Comunicação Corporativa e Sociedade (Org.: Renato Bittencourt)