A incidência da integração latino-americana na política educacional venezuelana: um estudo da LOE/2009

  • Débora Villetti Zuck SEMED/Cascavel-PR; Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS)/UNIOESTE
  • Francis Mary Guimarães Nogueira Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Palavras-chave: Educação bolivariana da Venezuela, Lei Orgânica de Educação, Integração da América Latina.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a categoria integração da América Latina na Lei Orgânica de Educação venezuelana e compreender a importância da educação para a integração latino-americana. A partir da pesquisa bibliográfica, documental e de campo se depreendeu que a Política Educacional venezuelana expressa a categoria integração latino-americana na definição do Estado Docente e como uma das finalidades centrais da Lei, adquirindo uma importância fundamental para a formação do “homem novo” venezuelano, mas ainda há muito a ser transformado e superado, a partir das circunstâncias concretas em curso naquele país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Villetti Zuck, SEMED/Cascavel-PR; Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS)/UNIOESTE
Pedagoga; Mestre em Educação; Professora da rede pública municipal de ensino de Cascavel; e integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS).
Francis Mary Guimarães Nogueira, Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Pós doutorado pelo Cendes/Venezuela; Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS).
Publicado
2012-10-05
Como Citar
Zuck, D. V., & Nogueira, F. M. G. (2012). A incidência da integração latino-americana na política educacional venezuelana: um estudo da LOE/2009. Revista Espaço Acadêmico, 12(137), 55-64. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18721
Seção
ESPECIAL - VENEZUELA (Org.: Natalia Scartezini)