Marketing verde: um olhar sobre as tensões entre greenwashing e ecopropaganda na construção do apelo ecológico na comunicação publicitária

  • Fred Tavares Professor e vice-coordenador do Programa EICOS - Instituto de Psicologia UFRJ Professor da Escola de Comunicação - UFRJ
  • Giselle Gama Torres Ferreira UFRJ
Palavras-chave: Marketing ambiental, greenwashing, ecopropaganda, consumo verde.

Resumo

O século XXI vem sendo marcado por significativas mudanças nas estruturas sociais, econômicas e políticas em função da relação do homem com a causa ambiental. À vista do surgimento desses novos paradigmas, o objetivo desse trabalho é investigar o uso da comunicação como eficiente instrumento de fomento da lucratividade dentro da temática ecológico-social. A ideia é problematizar até que ponto o posicionamento “verde” nas campanhas de marketing sustentam argumentos que se correlacionam à real prática das corporações. A metodologia se sustentará na tessitura de uma fundamentação teórica acerca da construção da percepção ecológica, seguida do estudo de caso de peças publicitárias elaboradas a partir da lógica ambiental. O resultado proposto é o levantamento das práticas de greenwashing e ecopropaganda sob a ótica das empresas em paralelo à formação de um olhar crítico acerca da questão sócio-ambiental.

 

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Biografia do Autor

Fred Tavares, Professor e vice-coordenador do Programa EICOS - Instituto de Psicologia UFRJ Professor da Escola de Comunicação - UFRJ

Doutor em Psicossociologia - UFRJ

Professor e vice-coordenador do Programa EICOS - Instituto de Psicologia UFRJ/Professor da Escola de Comunicação - UFRJ

Giselle Gama Torres Ferreira, UFRJ
Especialista em Gestão de Marketing – Escola Politécnica da UFRJ
Publicado
2012-10-10
Como Citar
Tavares, F., & Ferreira, G. G. T. (2012). Marketing verde: um olhar sobre as tensões entre greenwashing e ecopropaganda na construção do apelo ecológico na comunicação publicitária. Revista Espaço Acadêmico, 12(138), 23-31. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18725
Seção
DOSSIÊ - Comunicação Corporativa e Sociedade (Org.: Renato Bittencourt)