Marketing verde: um olhar sobre as tensões entre greenwashing e ecopropaganda na construção do apelo ecológico na comunicação publicitária
Resumo
O século XXI vem sendo marcado por significativas mudanças nas estruturas sociais, econômicas e políticas em função da relação do homem com a causa ambiental. À vista do surgimento desses novos paradigmas, o objetivo desse trabalho é investigar o uso da comunicação como eficiente instrumento de fomento da lucratividade dentro da temática ecológico-social. A ideia é problematizar até que ponto o posicionamento “verde” nas campanhas de marketing sustentam argumentos que se correlacionam à real prática das corporações. A metodologia se sustentará na tessitura de uma fundamentação teórica acerca da construção da percepção ecológica, seguida do estudo de caso de peças publicitárias elaboradas a partir da lógica ambiental. O resultado proposto é o levantamento das práticas de greenwashing e ecopropaganda sob a ótica das empresas em paralelo à formação de um olhar crítico acerca da questão sócio-ambiental.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.