Religião e o discurso político neoconservador nos Estados Unidos

  • Leandro Ortunes Faculdade Nossa Cidade (FNC). Faculdade Teológica Batista de Osasco. PUC-SP
Palavras-chave: Neoconservadorismo, Doutrina Bush, Religião, Fundamentalismo, terrorismo.

Resumo

A relação entre religião e política por muitas vezes é encarada como antagônicas ou como termos sem relação. O apelo ao racionalismo e secularização do Estado esteve presente no mundo ocidental. No entanto, o que percebemos é que a religião ainda possui grande impacto na política. Descrevemos sobre a relação política e religião presente nos Estados Unidos, desde a era Reagan até a famosa doutrina Bush. Demonstraremos como na história o conservadorismo cristão protestante defendeu a politica externa dos Estados Unidos e apontaremos quais são os desafios propostos por essa linha de pensamento chamada neoconservadorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Ortunes, Faculdade Nossa Cidade (FNC). Faculdade Teológica Batista de Osasco. PUC-SP
Mestrando em Ciência Política e especialista em Ciências da Religião pela PUC-SP. Especialista em Relações Internacionais pela FAAP. Graduado em Administração de Empresa com Habilitação em Comércio Exterior. Atua como docente para os cursos de Administração, Direito e Ciências Contábeis. Leciona cursos livres voltados ao estudo da Bíblia Hebraica (histórico-crítico). Tem como principal objetivo atuar na área acadêmica na pesquisa e no ensino.
Publicado
2013-01-23
Como Citar
Ortunes, L. (2013). Religião e o discurso político neoconservador nos Estados Unidos. Revista Espaço Acadêmico, 12(141), 82-89. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/18976