A presença do professor em tempos de sofisticação tecnológica: escuta e legitimação
Resumo
A presença do professor é entendida aqui como função do imaginário do estudante coletivo, e um sucedâneo da clínica psicanalítica – que, por sua vez, sucede a relação terapêutica, médica. Pré-condição do ensinar, essa presença é, em tempos de sofisticação tecnológica ainda mais necessária que antes, e é proposto nesse trabalho que ela pode ser chancelada pela escuta qualificada da fala desse estudante – mesmo que não precedida por uma suposição do saber no professor – e pela legitimação daquilo que este produz, não na realidade de uma clínica, mas no das novas escritas computacionais, produção de inteligência coletiva. Essa legitimação está para além do par aprovação/reprovação e, aliás, não é uma atribuição do docente enquanto personagem. Ela pertence ao terreno das virtualidades, cuja atualização não se pode garantir completamente, apenas em níveis de suficiência. Nesse momento, a ação pedagógica implica a corresponsabilização do educando pelo seu próprio desenvolvimento. Esses dois movimentos, a escuta do docente e a responsabilização do discente, indicam uma mudança substantiva na relação pedagógica, que justamente por sua sutileza e transversalidade podem ser eficazes como alternativa às tentações que vivem hoje os ambientes da educação formal, da restauração de mecanismos disciplinares anacrônicos, compostos com os novos dispositivos de controle.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.