A presença do professor em tempos de sofisticação tecnológica: escuta e legitimação

  • André Souza Lemos Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Palavras-chave: Discurso Competente, Relação Pedagógica, Computação, Inquietante, Legitimação

Resumo

A presença do professor é entendida aqui como função do imaginário do estudante coletivo, e um sucedâneo da clínica psicanalítica – que, por sua vez, sucede a relação terapêutica, médica. Pré-condição do ensinar, essa presença é, em tempos de sofisticação tecnológica ainda mais necessária que antes, e é proposto nesse trabalho que ela pode ser chancelada pela escuta qualificada da fala desse estudante – mesmo que não precedida por uma suposição do saber no professor – e pela legitimação daquilo que este produz, não na realidade de uma clínica, mas no das novas escritas computacionais, produção de inteligência coletiva. Essa legitimação está para além do par aprovação/reprovação e, aliás, não é uma atribuição do docente enquanto personagem. Ela pertence ao terreno das virtualidades, cuja atualização não se pode garantir completamente, apenas em níveis de suficiência. Nesse momento, a ação pedagógica implica a corresponsabilização do educando pelo seu próprio desenvolvimento. Esses dois movimentos, a escuta do docente e a responsabilização do discente, indicam uma mudança substantiva na relação pedagógica, que justamente por sua sutileza e transversalidade podem ser eficazes como alternativa às tentações que vivem hoje os ambientes da educação formal, da restauração de mecanismos disciplinares anacrônicos, compostos com os novos dispositivos de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Souza Lemos, Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Possui bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Ciência da Computação pela mesma universidade (1990) e doutorado em Comunicação e Semiótica: Tecnologias da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Foi professor adjunto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), e atualmente integra o corpo docente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência nas áreas da Ciência da Computação e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Matemática da Computação, Ensino de Ciência da Computação, Semiótica e Cultura Informática.
Publicado
2012-12-01
Como Citar
Lemos, A. S. (2012). A presença do professor em tempos de sofisticação tecnológica: escuta e legitimação. Revista Espaço Acadêmico, 12(139), 33-40. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/19263
Seção
DOSSIÊ - EDUCAÇÃO & TECNOLOGIAS (Org.: Vitor Malaggi & Karina Marcon)