Ensino superior público e de qualidade na era digital: o potencial da educação online e das tecnologias digitais de rede

  • Karina Marcon Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Vitor Malaggi Universidade de Passo Fundo (UPF)
Palavras-chave: Educação a Distância, Educação Online, Tecnologias Digitais de Rede, Políticas Públicas, Ensino Superior

Resumo

Partimos da hipótese de que as características das Tecnologias Digitais de Rede (TDRs) ressignificaram a Educação a Distância (EAD). A interação desobstruída dos “grilhões” do tempo e do espaço, e a comunicação síncrona e assíncrona por meio de diferentes ferramentas, potencializam processos educativos que superam as limitações geográficas, promovendo uma educação não mais a distância, mas online. Atributos como autoria, coautoria, criatividade e colaboração podem ser privilegiados nesses espaços, desde que a concepção pedagógica dos cursos tenha essa intencionalidade. A Educação a Distância torna-se realidade no contexto educativo brasileiro, expandindo e interiorizando a educação superior pública. Por intermédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) são oferecidos cursos de graduação e pós-graduação, assim como de formação continuada, que objetivam ampliar o acesso ao ensino público, mesmo nos lugares mais distantes dos grandes centros urbanos do país. Porém, questionamos: quais são os objetivos coexistentes com políticas públicas de Educação a Distância no Brasil? Este estudo busca analisar as imbricações das Tecnologias Digitais de Rede em contextos de Educação Online, e alguns de seus potenciais para a ressignificação das políticas públicas que orientam essa modalidade de ensino no Brasil.

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Biografia do Autor

Karina Marcon, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Karina Marcon é Doutoranda em Educação (Bolsista CNPq) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Educação a Distância. É Mestre em Educação (2008) e Bacharel em Comunicação Social: Habilitação em Publicidade e Propaganda (2004) pela Universidade de Passo Fundo (UPF). É professora/tutora do Curso de Formação Continuada em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis (NIEE/UFRGS/UAB) desde 2009. Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de Inclusão Digital, Educomunicação, Educação a Distância, Informática Educativa, Formação de Professores.
Vitor Malaggi, Universidade de Passo Fundo (UPF)
Possui graduação em Ciência da Computação e Pós-Graduação em Educação (stricto sensu), ambos os cursos realizados pela Universidade de Passo Fundo (UPF), sendo o Mestrado Acadêmico como Bolsista Capes pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UPF). Tem experiência na área de Informática na Educação e Inclusão Digital, com ênfase nas relações entre Teorias da Educação e a apropriação das Tecnologias Digitais de Rede em contextos educacionais. Também pesquisou como bolsista de Iniciação Científica nos seguintes temas: Telecentros Comunitários, Inclusão Digital, Software Livre, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Objetos de Aprendizagem.
Publicado
2012-12-01
Como Citar
Marcon, K., & Malaggi, V. (2012). Ensino superior público e de qualidade na era digital: o potencial da educação online e das tecnologias digitais de rede. Revista Espaço Acadêmico, 12(139), 01-08. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/19304
Seção
DOSSIÊ - EDUCAÇÃO & TECNOLOGIAS (Org.: Vitor Malaggi & Karina Marcon)