A educação em um contexto de cibercultura

  • Adriano Canabarro Teixeira Universidade de Passo Fundo
Palavras-chave: Processos Educativos, Tecnologias Digitais de Rede, Cibercultura

Resumo

Uma das premissas básicas para a compreensão dos diferentes momentos socio-históricos é a análise das tecnologias que estão no centro da dinâmica social de cada época. É importante atentar para o fato de que a educação, por ser um produto social e que usa a comunicação como veículo básico de efetivação, também está virtualmente suscetível às transformações inerentes aos aparatos tecnológicos que povoam a existência dos indivíduos. Este artigo desenvolve a ideia de que as tecnologias afetam diretamente a forma como nos comunicamos e como aprendemos e que, a cibercultura, marcada pelas tecnologias da inteligência, autoriza o estabelecimento de processos educativos mais ricos, criativos e inovadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-12-03
Como Citar
Teixeira, A. C. (2012). A educação em um contexto de cibercultura. Revista Espaço Acadêmico, 12(139), 25-32. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/19347
Seção
DOSSIÊ - EDUCAÇÃO & TECNOLOGIAS (Org.: Vitor Malaggi & Karina Marcon)