Acolhimento e responsabilidade: alteridade como fecundidade ética e fundamento da educação em Levinas
Resumo
O artigo examina os temas do acolhimento e da responsabilidade, e centra a discussão na alteridade como fecundidade ética e fundamento da educação. A fecundidade ética não nasce de nenhuma deficiência do eu, mas da súplica que vem da alteridade. Tradicionalmente, a alteridade foi atrelada ao conhecimento e reduzida às categorias do Ser, porém sem o acolhimento da alteridade a fecundidade ética desaparece e, consequentemente, a educação. A fecundidade ética não pode ser programada e ensinada, ainda que possa ser apreendida. O eu nunca decide ser fecundo, pois é chamado à responsabilidade pela alteridade. Portanto, o eu imperialista fala e ensina o Outro, mas jamais escuta e acolhe a sua chamada e nem está disposto a aprender com ele; já o eu fecundo é pura exposição ao Outro e sempre lhe responde: “eis-me-aqui”.
Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.