Maquiavel e a fundação do Estado Moderno
Resumo
No ano de celebração dos 500 anos da escritura de “O príncipe (1513)”, obra mais conhecida de Nicolau Maquiavel, ainda constatamos sem muito esforço a atualidade deste, assim como sua distinção para compreensão do Estado moderno. O presente artigo assinala alguns aspectos do pensamento de Maquiavel e sua relação com a fundação e manutenção do Estado. Aspectos que o tornaram um clássico da ciência política moderna. Neste sentido, o trabalho esta pautado, maiormente, nas duas principais obras do pensador florentino quais sejam: “O príncipe” e “Os Discorsi”. Ademais, subsidiamos nossa interpretação a partir das singulares teses de Rousseau e Gramsci acerca dos propósitos de Maquiavel. E ressaltamos igualmente o impacto do contexto no qual Maquiavel estava inserido quando elaborou as duas obras. Finalmente, defendemos um “Maquiavel republicano” e, sendo assim, destacamos em suas obras os “pilares” que sustentariam uma república segundo o autor.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.