Notas metodológicas: por uma etnografia urbana dos quadrinhos

  • Marina Cavalcante Vieira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Palavras-chave: História em Quadrinhos, Etnografia, Gotham City, Metrópolis

Resumo

Como realizar uma etnografia urbana das cidades das histórias em quadrinhos e quais as potencialidades deste tipo de pesquisa? Este artigo tem como foco a discussão acerca do uso do método etnográfico para a análise de histórias em quadrinhos. As reflexões aqui expostas são atualizações do capítulo introdutório da pesquisa dissertativa Visões da Modernidade nas Histórias em Quadrinhos: Gotham e Metrópolis em finais de 1930 que teve como objetivo analisar as cidades do Super-Homem e Batman em seus contextos de criação. A questão metodológica mais imediata ao buscar uma análise etnográfica da representação urbana nos quadrinhos é a de como conceituar o objeto de estudo e o campo de pesquisa. A partir de um diálogo com outras abordagens não tradicionais – como a etnografia de arquivos históricos e a etnografia em espaços virtuais – é que se propõe o uso da etnografia para os quadrinhos. Este artigo demonstra a riqueza e potencial dos quadrinhos como objeto de pesquisa para as ciências sociais evidenciando novas possibilidades de abordagem metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Cavalcante Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS-UERJ) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Publicado
2013-02-19
Como Citar
Vieira, M. C. (2013). Notas metodológicas: por uma etnografia urbana dos quadrinhos. Revista Espaço Acadêmico, 12(142), 20-26. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/19793
Seção
DOSSIÊ - HISTÓRIA EM QUADRINHOS & SOCIEDADE (Org.: Prof. Dr. Nildo Viana)