Continuidade de políticas públicas e o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

  • Eduardo de Lima Caldas Universidade de São Paulo
  • Mário Lúcio Ávila UnB
Palavras-chave: alimentação escolar, políticas públicas, continuidade

Resumo

Este artigo apresenta a trajetória da Política Nacional de Alimentação Escolar no Brasil e recorre aos elementos teóricos da continuidade de políticas públicas para construir a análise. A análise indica que a trajetória da Alimentação Escolar como Programa de Política Pública tem seus aspectos discursivos e o próprio entendimento sobre sua execução alterados ao longo do tempo. As alterações decorrem da incorporação de novos atores e da introdução de novos dispositivos. A entrada de novos atores implica na introdução de novos objetivos, mas não necessariamente na substituição dos objetivos anteriores. Assim, apesar das alterações, os objetivos maiores do Programa são mantidos.

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Biografia do Autor

Eduardo de Lima Caldas, Universidade de São Paulo
Eduardo de Lima Caldas é bolsista de Pós-Doutorado da CAPES no CIRAD-França. É professor em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP). É economista (FEA-USP), mestre em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV) e em Ciência Política (FFLCH-USP), e doutor em Ciência Política (FFLCH-USP).
Mário Lúcio Ávila, UnB
Professor Adjunto na Universidade de Brasília, campus Planaltina-DF. Doutor em Desenvolvimento Sustentável.
Publicado
2013-08-12
Como Citar
Caldas, E. de L., & Ávila, M. L. (2013). Continuidade de políticas públicas e o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Revista Espaço Acadêmico, 13(148), 77-84. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/19902