A instigante e complexa história da leitura: apontamentos teóricos e metodológicos

  • André Dioney Fonseca Universidade de São Paulo
Palavras-chave: História da leitura, teoria, metodologia.

Resumo

Neste artigo apresento algumas questões teóricas e metodológicas sobre um dos mais promissores veios de pesquisa da chamada Nova História Cultural: a história da leitura. Discutem-se as principais dificuldades encontradas pelos pesquisadores de diversas áreas interessados em perscrutar a leitura em uma perspectiva histórica, sobretudo em relação às fontes que permitem acessar as leituras antigas, e também os caminhos metodológicos para enfrentar esses problemas apontados por Roger Chartier e Robert Darnton, autores que se notabilizaram no cenário historiográfico internacional por seus estudos sobre a leitura. Em complementação às considerações desses dois historiadores destaco ainda a contribuição de Michel de Certeau, estudioso que não elegeu a leitura especificamente como objeto de estudo, mas que contribuiu decisivamente para a consolidação desse campo de estudo histórico.

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Biografia do Autor

André Dioney Fonseca, Universidade de São Paulo

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) Meste pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados. Membro do Grupo de Pesquisa em História Religiosa e das Religiões (CNPq/UEM) e do Grupo de Pesquisa em Teoria, metodologia e interpretações na história da historiografia no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/UEMS). e-mail: andredioney@yahoo.com.br

Publicado
2013-05-07
Como Citar
Fonseca, A. D. (2013). A instigante e complexa história da leitura: apontamentos teóricos e metodológicos. Revista Espaço Acadêmico, 13(144), 87-94. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/19966