A criança da aldeia Canuanã (TO), interfaces da aquisição do conhecimento
Resumo
O presente trabalho pretende perceber a realidade vivida pelos indígenas da comunidade Kanuanã no Estado do Tocantins. Tendo como foco principal a infância e os processos de escolarização, pretendo apresentar de forma sucinta como estes aprendizados são realizados através da interculturalidade. Também, perceber as diferenças existentes entre o mundo dos brancos e o mundo dos indígenas, a forma de educabilidade realizada na aldeia, seja ela na escola indígena ou através das trocas sociais em contraponto com a Fundação Bradesco que está em constante contato com a comunidade. As normas e regulamentações, órgãos de diferentes instâncias, que amparam e regem esta etnia, até que ponto elas podem ser vistas como um aspecto positivo para as famílias que residem na aldeia. Através dos autores estudados, cito as divergências que a modernidade trouxe para esta comunidade e a rapidez das transformações oriundas deste processo de globalização. A cultura indígena, a sociabilidade, a educação e a infância são problematizadas e analisadas no estudo.Downloads

DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial 4.0 (CC BY-NC 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, exceto os comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.